Coletânea reúne pesquisas sobre Comunicação realizadas em sete Universidades brasileiras

Já está disponível para download gratuito, no repositório institucional da Ufes, a coletânea Comunicação e Produção de Sentido - perspectivas e reflexões sobre processos, práticas e produtos comunicacionais. A obra, que conta com onze capítulos, reúne mais de vinte pesquisadoras e pesquisadores, de quatro regiões brasileiras, oriundos de sete Universidades diferentes: UFPR; UFSC; UFRGS; UFBA;  UFMS; Ufes e PUC-SP.

O livro apresenta os resultados de investigações científicas realizadas por meio de variadas perspectivas teórico-metodológicas, abarcando desafios e potencialidades para o debate sobre comunicação e produção de sentido. Fornece, também, um panorama muito diversificado de objetos: agrupando processos, práticas e produtos comunicacionais, ora evidenciando questões que perpassam a comunicação no país, ora adentrando em aspectos locais, ora elegendo como objeto a política, o jornalismo, a religião, as redes sociais digitais, a televisão, o shopping center e, por vezes, cruzando com o contexto pandêmico que se estendeu por mais um ano de nossas vidas. Portanto, agrupa paisagens ricas que fazem parte do horizonte comunicacional.

O livro foi organizado pelas professoras Flávia Mayer dos Santos Souza, Maria Nazareth Bis Pirola e pelo professor Rafael Paes Henriques, da Ufes, e assinala a centralidade da temática da comunicação e da produção de sentido. Em certa medida, a coletânea, dá continuidade às inquietações que levaram à obra Comunicação e produção de sentido, publicada em 2020, composta por nove capítulos que marcam a trajetória de estudos desenvolvidos por Grupos de Pesquisa associados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo. O segundo volume é o resultado de um esforço de aproximação a outros grupos de pesquisa no Brasil e da articulação para o trabalho científico em rede.

Para realizar o dowload gratuito do livro basta clicar no link a seguir: http://repositorio.ufes.br/handle/10/12206