Centro de Artes comunica com pesar o falecimento do artista plástico e professor Raphael Samú

O Centro de Artes comunica com pesar o falecimento do artista plástico e professor aposentado Raphael Samú, ocorrido na última quarta-feira, 31 de agosto. Samú faz parte de um importante capítulo da história da Ufes e, especialmente, do Centro de Artes.

O artista é criador do mural em mosaico localizado na entrada da Ufes, um símbolo da instituição. Com 140 metros quadrados, o mural foi projetado e construído na década de 1970, retratando a vida universitária capixaba e temáticas da época, como a corrida espacial.

Nascido em São Paulo, o artista formou-se em escultura em 1955. Em 1961 foi convidado a lecionar na Ufes, que na época estava recém-oficializada, permanecendo na instituição até 1989. No Centro de Artes da Ufes Samú introduziu a disciplina de gravura, ministrou aulas de serigrafia e criou a disciplina de mosaico.

Suas obras integram o patrimônio artístico e urbanístico de Vitória, e estão presentes em prédios públicos e privados da cidade. Além das obras com o mosaico, Samú trabalhou com desenho, pintura e escultura.

O Centro de Artes lamenta a perda e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do professor.

Informações da pesquisa "Raphael Samú: processo de criação do mural da Ufes", da artista plástica Marcela Belo Gonçalves

Imagens: Instagram e arquivo Centro de Artes