Curso de Iconografia Cristã em Vitória

De 19 a 21 de maio, será realizado, em Vitória, o Curso de Iconografia Cristã, ministrador pelo monge beneditino, dom Ruberval Monteiro da Silva, que atua no Mosteiro da Ressurreição, em Ponta Grossa (PR).

Acessibilidade: Dois querubins.

Doutor em teologia oriental e especialista em arte-sacra, iconografia e liturgia, dom Ruberval falará sobre o tema “Cristianismo e Imagem: origens, riquezas e problemas”. O curso, que conta com o patrocínio da Cordis Paramentos e Objetos Litúrgicos, será no Auditório do Centro de Artes (Cemuni 4) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que fica na Avenida Fernando Ferrari, em Goiabeiras, Vitória.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursodeoconografia@gmail.com. Neste e-mail, o participante deve anexar uma ficha com seus dados pessoais. Clique aqui para preenchê-la. Na abertura do curso, a inscrição será confirmada mediante o pagamento de uma taxa simbólica no valor de R$10,00.

Mais informações:
- Núcleo de Conservação e Restauração da Ufes
Telefone: +55 (27) 4009 2585 (falar com Albanize)
- Mitra Arquidiocesana de Vitória
Telefone: +55 (27) 3223 6711 (falar com Lourdes)

Confira a seguir o conteúdo trabalhado no curso, que acontecerá de 19 a 21 de maio, das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas.

Dia 19 de maio

  • O sacro e a linguagem
  • O sacro e seu imaginário nas religiões
  • O sacro na modernidade

Às 18 horas, haverá a abertura das exposições Arte Sacra e 50 anos da Arquidiocese de Vitória, no Núcleo de Conservação e Restauração (Cemuni 1), no Centro de Artes da Ufes.

Dia 20 de maio

  • Simbólica Universal
  • Símbolos básicos

Dia 21 de maio

  • Iconografia cristã
  • Cristo e a imagem