MESA “OS FUTUROS DA COMUNICAÇÃO”

Data: 12 de Setembro, às 14h

Local: Auditório do Centro de Artes do CEMUNI 4

Inscrições gratuitas

Evento no FB: http://tiny.cc/59itbz

 

Palestrantes: Marcio Telles (UFES) e Luiza Carolina dos Santos (UFRGS)
Mediação: Pedro Marra (UFES)
Organização: Daniela Zanetti (UFES), Grupo de Pesquisas Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT), Escola de Comunicação (Porto Alegre/RS)

O conceito de Comunicação se tornou chave para compreendermos o século XXI e seus processos. Afinal, exigimos de governos, empresas e de nossos relacionamentos pessoais "mais" e "melhor" comunicação. Essa doutrina é levada ao pé da letra pelas empresas de tecnologia do Vale do Silício que prometem revolucionar a maneira com a qual nos relacionamos através de novas ferramentas "disruptivas" que, ao fim e ao cabo, são também tecnologias de informação e comunicação. Mas, como alertou o teórico francês Dominique Wolton, “mais comunicação” nem sempre é o melhor para resolver os problemas: a defasagem entre a facilidade da comunicação técnica e a dificuldade da comunicação humana nunca esteve tão à mostra quanto nesse fim de primeiro quarto de sécul o. Às vésperas de revoluções profundas nas tecnologias de comunicação - da adoção do 5G, da Internet das Coisas (IoT), da automação, do machine learning - se faz cada vez mais necessário dar um passo ao lado para compreendermos melhor para onde e como estamos caminhando.

É com esse intuito que o Grupo de Pesquisas Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT) convida a comunidade acadêmica da UFES à mesa "Os Futuros da Comunicação", com participação do professor do Departamento de Comunicação da UFES, Marcio Telles, a doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luiza Santos, e mediação do também professor do DepCom, Pedro Marra, para um bate papo sobre a nossa futura panaceia comunicacional.

Aguardamos vocês na quinta-feira, 12 de setembro, às 14h no Auditório do Centro de Artes CEMUNI 4. A entrada é gratuita. Não é necessário inscrição prévia.

RESUMOS:
1. “Algoritmos, Automação e Inteligência Artificial: a lógica computacional em debate a partir da comunicação”
Luiza Santos (UFRGS)
Esta proposta de apresentação tem por objetivo apresentar e discutir criticamente tecnologias baseadas em automação e inteligência artificial - principalmente aquelas desenvolvidas a partir do uso de machine learning em redes neurais profundas - em suas aplicações comunicacionais. Para tanto, partiremos primeiro de alguns exemplos de caso, tais como as assistentes pessoais digitais, as plataformas sociais digitais e o jornalismo guiado por dados, para pensar como técnicas de automação e algoritmos baseados em machine learning são utilizados na constituição destes dispositivos ou como metodologia de análise de dados jornalísticos. Posteriormente, debateremos sobre as lógicas envolvidas nestes processos comunicacionais, seu modo de funcionamento e operação, e possíveis desdobramentos e impasses éticos e sociais.

2. “Mídia e Antropoceno: da materialidade à geologia da comunicação”
Marcio Telles (UFES)
Observando a materialidade dos suportes midiáticos e as infraestruturas da comunicação, busca-se, nas matérias-primas empregadas no fabrico da tecnocultura midiática, investigar as externalidades que ela produz. Segue-se por três vieses: geofísico, focando na ontologia das matérias-primas e como elas entram em relação nos aparelhos comunicacionais; geopolítico, procurando as articulações que as cadeias produtivas de matérias primas e econômicas da indústria tecnomidiática operam, deixando rastros no trabalho e nas posições estratégicas das nações; geológica, tendo a Terra como matéria cujos dados são minados e significados nos domínios humanos, reconhecendo um contínuo entre processos cognitivos culturais e impacto ambiental. Atualiza-se, na comunicação, uma outra ecologia das m ídias que pensa três domínios de maneira imbricada: o meio-ambiente, a produção tecnológica e as relações sociais.

MINI-CURRÍCULOS:
Luiza Carolina dos Santos é doutoranda em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágios doutorais na Goethe Universität (Alemanha) e no Sussex Humanities Lab da Universidade de Sussex (Reino Unido). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialista em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo.

Marcio Telles é professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral na Winchester School of Arts, Universidade de Southampton (Reino Unido). Recebeu Prêmio Compós na categoria Melhor Dissertação (2014) e 2º lugar no Prêmio Freitas Nobre da Intercom (2017). Bacharel em Jornalismo pela UFRGS.

Pedro Silva Marra é professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado em Comunicação e Sociabilidade pela mesma instituição e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Realizou estágio de pesquisa no Departamento de História da Arte e Mídia da McGill University.

 

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